A consultoria Macroplan classificou as 100 melhores cidades do Brasil, segundo quesitos como educação, saneamento, saúde e segurança (IDGM - 2021).
A campeã do ranking é Maringá (PR) com uma taxa de 0,756, em uma escala que vai até 1,000. O município se destaca pela segurança: o número de homicídios e mortes no trânsito vem caindo ao longo dos últimos anos. Além disso, a cidade conta com boa estrutura de saúde pública, o que fez com que saltasse seis posições desde o último levantamento.
Na segunda posição, aparece Jundiaí (SP) com um índice bem próximo, de 0,746. O município de 420 mil habitantes se destaca pela estrutura de saneamento, que quase alcançou a nota máxima da categoria (0,960). Os moradores contam com coleta de lixo e 99% deles têm acesso a abastecimento de água. Já o tratamento de esgoto abrange 98% dos lares.
Completando o pódio está São José do Rio Preto (SP), que tem um bom desempenho em educação. A taxa de aprovação do ensino fundamental é de 96%, enquanto a média nacional é de 90%.
As cidades de São José dos Campos e Taubaté, no Vale do Paraíba, interior de São Paulo, estão entre as TOP 10. São José aparece na 5ª posição e Taubaté é a 8ª.
Entre os Estados, São Paulo tem grande destaque, com 7 cidades entre os 10 primeiras colocadas.
Para acessar o ranking completo, CLIQUE AQUI.
0 comentários:
Postar um comentário