Com a pandemia do Coronavírus – COVID 19, o Governo Federal anunciou o pagamento do auxílio emergencial: um benefício financeiro para os trabalhadores informais, microempreendedores individuais (MEI), autônomos e desempregados. Mas como receber o auxílio emergencial?
Se suas finanças também foram impactadas pelo COVID 19 e você está na dúvida se pode receber e qual o passo a passo para liberação do benefício, neste post você vai encontrar algumas respostas:
- Quem tem direito ao auxílio emergencial?
- Programa cadastro único
- Como receber o auxílio emergencial?
- Datas de pagamento
- Dicas de segurança
1) Quem tem direito ao auxílio emergencial
De acordo com a Caixa Econômica Federal, o auxílio emergencial no valor de R$ 600,00 será pago por três meses, para até duas pessoas da mesma família.
Para as famílias em que a mulher é a única responsável pelas despesas da casa, o valor pago mensalmente será de R$1.200,00.
Antes de mais nada, para ter acesso ao auxílio emergencial, é preciso cumprir, ao mesmo tempo, os seguintes requisitos:
Lembrete: quem recebe Bolsa Família também pode receber o auxílio emergencial, desde que seja mais vantajoso. Quem escolhe receber o auxílio emergencial deixa de receber o Bolsa família durante o período que durar o benefício.
2) Programa cadastro único
No tópico acima você viu que para receber o auxílio emergencial é preciso que o seu perfil se enquadre em alguns requisitos, entre eles a inscrição no programa cadastro único.
O cadastro único é uma iniciativa do Governo Federal para identificar e conhecer as famílias brasileiras de baixa renda. Diversos programas sociais usam o cadastro único como base para seleção das famílias, inclusive o auxílio emergencial.
Para quem já estava no Cadastro Único até o dia 20/03: o auxílio emergencial será depositado automaticamente sem a necessidade de cadastro no site da Caixa.
Para quem não está registrado no Cadastro Único até 20/03: é necessário se cadastrar no site auxilio.caixa.gov.br ou no aplicativo CAIXA|Auxílio Emergencial seguindo o passo a passo abaixo.
3) Como receber o auxílio emergencial?
Depois de conferir se você pode receber o auxílio emergencial, se não estiver registrado no programa cadastro único (tópico 2), siga o passo a passo abaixo para se registrar e solicitar o benefício:
1- Primeiramente acesse auxilio.caixa.gov.br e clique em “realizar sua solicitação” ou baixe o aplicativo CAIXA|Auxílio Emergencial
2- Confira se você cumpre todos os requisitos necessários para pedir o auxílio
3- Concorde com os termos e permita o acesso aos dados
4- Insira seu nome completo, CPF, data de nascimento e nome da mãe
5- Coloque seu número do celular para receber o código via SMS
6- Logo depois, insira no campo “código recebido”
7- Informe dados de renda, atividade, estado e cidade
8- Coloque também os dados de quem mora com você
9- Escolha onde você quer receber o benefício: em uma conta já registrada no seu CPF ou se quer criar uma conta poupança da Caixa.
10- Importante: neste momento lembre-se de preencher o campo caso a mulher seja chefe de família. Neste caso, o benefício é dobrado: R$ 1,2 mil
11-Pra finalizar, insira seu número de RH ou CNH e confira todos os dados.
4) Datas de pagamento
O auxílio emergencial já começou a ser pago no dia 9/04 para quem já está no cadastro único.
Posteriormente, os trabalhadores autônomos ainda não registrados, vão receber em até 48h depois da conclusão do cadastro no site/app
A segunda e a terceira parcela serão pagas de acordo com o mês de aniversário do beneficiário. A segunda parcela do auxílio deverá ser paga entre 27 e 30 de abril. A terceira parcela deverá ser paga entre 26 e 29 de maio.
5) Dicas de segurança
Infelizmente existem casos de páginas e aplicativos falsos criados com o objetivo de fraudar o benefício.
Dessa forma, ao baixar o aplicativo e/ou acessar o site da Caixa Econômica, lembre-se de conferir se está no aplicativo ou site oficial e se, no caso do site, a página é segura (conferindo o ícone do cadeado no endereço) :
Fique atento também a ligações ou contatos feitos por pessoas que se passam por funcionárias de banco.
Luiz Claudio Nogaroto nasceu e reside em Tremembé/SP, é engenheiro mecânico de formação, graduando em engenharia da Computação, e pós-graduado em Carreiras Públicas. Iniciou sua carreira na administração pública em 2002, na Petrobras. Em 2009, foi aprovado e nomeado para o cargo de Analista de Planejamento, Orçamento e Finanças Públicas do Estado de São Paulo. No ano seguinte, Nogaroto assumiu o cargo de Auditor Fiscal da Receita do Estado do Rio Grande do Sul e, desde 2011, exerce o cargo de Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil. Primeiramente, atuou na fronteira do Brasil com o Paraguai, diretamente no combate ao tráfico de drogas e armas. Posteriormente, passou a trabalhar em grandes operações e, em 2016, iniciou sua atuação na força-tarefa da Operação Lava Jato.
Na política, foi candidato a Deputado Federal pelo Estado de São Paulo, nas eleições de 2018.
Na política, foi candidato a Deputado Federal pelo Estado de São Paulo, nas eleições de 2018.
Leia outros artigos de Luiz Claudio Nogaroto:
- Para onde vai o dinheiro recuperado pela Operação Lava Jato?
- Educação: a base para o desenvolvimento
- O Combate à Impunidade e à Corrupção
- 91% dos deputados e 71% dos senadores alvos da Lava Jato vão disputar a eleição
- Eleições Unificação no País
- Brasil tem maior concentração de renda do mundo
- Justiça que tarda, jamais será justa!
0 comentários:
Postar um comentário