Por Luiz Claudio Nogaroto - Com o objetivo de fornecer um atendimento médico de qualidade à população da cidade de Tremembé, será necessário realizar uma reestruturação geral na Secretaria Municipal de Saúde. Dentre as várias propostas que temos nessa área, hoje abordaremos a criação do programa "Saúde para Todos", o qual visará resgatar a cidadania, universalizando a prestação dos serviços de saúde, além de personalizar e humanizar o atendimento.
Todos os cidadãos tremembeenses terão o seu CARTÃO-SAÚDE, o qual funcionará como um smart card, contendo diversas informações sobre o paciente, como nome, idade, endereço residencial, número de membros da família, renda familiar, acesso a água encanada e esgoto, etc. Além disso, teremos todo o seu histórico clínico, como consultas anteriores, medicamentos já prescritos, resultados de exames já realizados, tudo isso num prontuário único e completo.
Com isso, estaremos valorizando a cidadania, propiciando uma prestação eficiente e digna dos serviços de saúde; conhecendo a realidade epidemiológica da população, tornando a gestão da saúde mais eficiente, o atendimento médico mais rápido, o acesso às informações sobre a saúde do paciente mais ágil e preciso; garantindo a otimização dos recursos financeiros.
Ao procurar alguma unidade de saúde do município, bastará que o usuário entregue o cartão na recepção do centro médico para que seus dados sejam acessados no sistema central, agilizando seu atendimento.
IMPLANTAÇÃO
A Secretaria Municipal de Saúde de Tremembé será a responsável pela implantação e gestão do Cartão-Saúde, coordenando a informatização de toda a rede municipal de saúde. Para isso, será feito um levantamento dos equipamentos de informática já existentes e, a partir daí, elaborado um planejamento: compra de equipamentos, treinamento do pessoal das unidades de saúde e instalação de redes locais. Quando as redes locais já estiverem funcionando, todas as redes serão integradas, formando uma base única.
O projeto de implantação do Cartão será dividido em três fases:
1. Cadastro Domiciliar no Município - A Secretaria Municipal de Saúde contratará pessoal especializado para realizar um levantamento dos dados socioeconômicos e epidemiológicos de toda a população. Os dados a serem coletados serão divididos em três partes:
a) georreferenciamento: endereço, código da unidade de saúde que fica mais próxima da residência do usuário;
b) dados domiciliares (individuais para cada morador): nome, data de nascimento/idade, sexo, profissão, doenças que já teve, etc.;
c) informações socioeconômicas: renda familiar, tipo e tamanho da residência, integração à rede elétrica, de água e esgoto, presença de animais em casa, etc.
2. Digitação dos Dados - Nesta fase, serão selecionados servidores da Prefeitura, os quais ficarão encarregados de digitar todos os dados coletados, incluindo-os no sistema informatizado da Secretaria Municipal de Saúde.
3. Emissão e Distribuição dos Cartões - Os Cartões serão enviados às unidades de saúde, que os entregarão aos usuários. Quando o usuário retirar seu Cartão será definida a unidade de saúde na qual será atendido. Essas informações também serão incluídas no cartão.
RECURSOS
A maior utilização de recursos financeiros será para a informatização da rede de saúde, pois haverá necessidade de comprar equipamentos e treinar os servidores da Secretaria de Saúde.
Os recursos financeiros utilizados serão provenientes do Fundo Municipal de Saúde, constituído, nesse caso, por verbas da Prefeitura e do SUS.
No caso do cartão propriamente dito, temos duas situações a avaliar:
1) Podemos utilizar um cartão impresso com dados básicos do munícipe, o qual tem um custo baixo (aproximadamente R$ 0,35 a unidade, tendo a necessidade de criar rede local em cada unidade e também uma rede central integrando todas elas; ou
2) O smart card, o qual armazena todos os dados necessários relativos ao usuário do serviço de saúde, sem necessidade de uma rede entre as unidades de saúde, porém tem um valor mais elevado, cerca de R$ 10,00 por unidade.
RESULTADO PROJETADO
O Cartão-Saúde permitirá resgatar a cidadania ao universalizar a prestação dos serviços e melhorar a rede de atendimento em saúde pública, oferecendo um atendimento personalizado e humanizado. Com o histórico clínico do paciente sendo facilmente resgatável, são necessárias menos consultas e exames para se chegar ao diagnóstico, reduzindo os custos e possibilitando a otimização dos recursos. No Brasil, 80% dos exames têm resultado negativo, o que mostra que grande parte deles não precisariam ter sido feitos, se o paciente tivesse sido examinado mais atentamente.
O sistema informatizado padroniza e viabiliza o acesso às informações, permitindo à Secretaria de Saúde analisar e avaliar a qualidade dos serviços prestados nas unidades de saúde. As informações mais amplas sobre a qualidade de vida dos usuários, conseguidas a partir do cadastramento da população, facilitam a formulação de novas políticas públicas não só na área de saúde, mas também em habitação, educação, assistência social, etc. O Cartão-Saúde, acompanhado de um atendimento de qualidade, ajuda resgatar a auto-estima da população. O cartão personalizado faz o indivíduo se sentir mais valorizado, mudando sua relação com o Estado e levando-o a participar mais ativamente da vida pública.
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Será que vocês vão cumprir o que vocês falam depois que tiver aiqueagentevai ver só que não dá pra acreditar nos tamos muito desepesiondocom tudo que tá acontecendo quem sabe vai dar certo esperamos que sim boa sorte pra vocês
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