Hoje, trataremos do nosso programa - PAMI (Programa de Atenção à Melhor Idade), destinado a atender toda a população idosa do município de Tremembé, a partir de 60 anos de idade.
Ações eficazes devem ser adotadas tendo em vista o crescimento da população da melhor idade, de modo que esse aumento não seja só quantitativo, mas também com a melhor qualidade de vida possível. O objetivo é mudar o modelo que existe hoje, proporcionando um envelhecimento saudável, ampliando a rede de cobertura dos serviços, inclusive implementando os programas federais destinados à população idosa.
Nesse sentido, propomos a ampliação do atendimento que hoje é oferecido aos idosos de Tremembé, começando pela criação do Centro de Convivência do Idoso, local destinado a promover atividades sistemáticas, no período de fevereiro a dezembro de cada ano, voltadas a toda população idosa tremembeense, oportunizando espaço de vivência coletiva, de integração social e de pleno exercício de cidadania.
O Centro de Convivência do Idoso será coordenado pela Secretaria de Ação Social e possuirá suporte técnico do CRAS (Centro de Referência e Assistência Social), o qual ficará responsável por articular toda dinâmica do trabalho e pela organização das oficinas, além de realizar as reuniões com idosos, familiares e comunidade (articulação intersetorial), organização de passeios e viagens, programação da semana do idoso; dentre outras funções pertinentes.
Abaixo, elencamos algumas das oficinas que serão realizadas:
1. Oficina de Artesanato
2. Oficina de Canto-coral
3. Oficina de Dança
4. Oficina de Ginástica
5. Oficina de Informática
6. Oficina de Jogos (Carteado, Dominó, Bingo, entre outros)
7. Oficina de Recreação
8. Oficina de Reflexão e Orientação
Além das oficinas, realizaremos confraternizações em datas comemorativas: Dia da Mulher, Aniversariantes do Semestre, Festa Junina, Dia do Idoso, Encerramento do Ano, Dia das Mães, entre outras a serem definidas.
No decorrer do ano, os idosos participarão de viagens recreativas para outros municípios, a fim de confraternização, aprendizagem e integração com outros idosos.
Acreditamos que investir na pessoa é o que de melhor uma administração pode fazer, e em especial essa faixa da população que ao longo do tempo foi deixada de lado, não recebendo a atenção que merecia.
Leia outros artigos de Luiz Claudio Nogaroto
- "A gente da um jeitinho..." - O Ciclo da Impunidade
- Iniciação Musical para Alunos da Rede Municipal de Tremembé
- Criação do Sistema Educacional Inclusivo em Tremembé
- Tremembé Digital: Informatização dos Serviços Públicos
- Teoria das Janelas Quebradas
- Cartão-SAÚDE: Personaliza o atendimento ao cidadão, reduz gastos com exames desnecessários e facilita a elaboração de políticas públicas
- Investir no desenvolvimento dos Recursos Humanos: aumentando a qualidade e a quantidade de ações da prefeitura
- Para onde vai o dinheiro recuperado pela Operação Lava Jato?
- Educação: a base para o desenvolvimento
0 comentários:
Postar um comentário